segunda-feira, 7 de junho de 2010

7 de junho. Dia do Jornalista na Argentina

Aproveito o dia de hoje para desejar parabéns a todos os jornalistas do Brasil e que a luta em proveito dos direitos do jornalista tenha sucesso.
O dia Nacional de Luta em defesa do Diploma iniciou-se no I Congresso Brasileiro de Jornalistas, em 1918, no Rio de Janeiro, quando pela primeira vez fora reivindicado o estabelecimento de um curso específico de nível superior para a profissão. “Desde então, os jornalistas brasileiros vêm lutando pelo direito a uma regulamentação que garanta o mínimo de qualificação profissional àqueles que pretendam trabalhar como jornalistas.”

O dia do jornalista no Brasil

O Dia do Jornalista é comemorado no Brasil no dia 7 de abril, em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, brasileiro de origem italiana, que morreu assassinado por inimigos políticos no dia 7 de abril de 1830 em São Paulo durante uma passeata de estudantes que comemoravam os ideais libertários da Revolução Francesa.
Também se fala que o dia foi considerado porque D. Pedro I, tinha abdicado o dia 7 de abril de 1831. Em 1931, em homenagem a esse acontecimento se instituísse como o “Dia do Jornalista”.

Sobre a indecisão na data propícia: O dia foi comemorado em várias datas com aspectos históricos importantes.

24 de janeiro: foi um dia instaurado para homenagear a São Francisco de Sales (bispo e doutor da Igreja Católica 1567-1622) e em ele aos profissionais do jornalismo.



29 de janeiro
: uma homenagem ao jornalista, farmacêutico, escritor, orador e uma das mais destacadas figuras do movimento abolicionista José do Patrocínio falecido em 1905.





16 de abril comemora-se o dia do repórter, um profissional do jornalismo, poderíamos dizer do jornalista também.

03 de maio pode ser considerado o Dia do Jornalista por ser a data da Liberdade de Imprensa, decretada pela ONU em 1993.

01 de junho de 1808 começou a circular, o “Correio Braziliense”, editado em Londres por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça.

08 de novembro A jornalista Daniela Bertocchi acha que o dia seria esse já que é o dia que maior quantidade de pessoas o celebrarem.

Hilda
Bibliografia: textos de Internet

Um comentário:

  1. Comecei a olhar com muito respeito ao jornalistas por duas razões:
    1.- Na Argentina, eles são as pessoas que publicam os atos dos governantes nos quais, infelizmente, se produzem mais erros que acertos. Por isso, os jornalistas são tão temidos e detestado por alguns políticos.
    2.- Meu filho mais velho está estudando jornalismo, embora eu prefira outra carreira universitária que lhe der mais possibilidade de conseguir bom emprego.

    ResponderExcluir