Olá,
Esta é uma experiência com os alunos da Casa do Brasil/Argentina. Tenho uma pesquisa sobre blogs e ensino de português como língua estrangeira e neste ambiente pretendo que circulem textos meus, dos alunos, e muitos outros textos relativos aos temas das aulas dos níveis regulares 1o, 4o e 6, e dos cursos especiais"Conversação" e "Brasil: Questões Contemporâneas".
As publicações funcionam da seguinte maneira. Os textos feitos como atividades da Casa do Brasil são escritos à mão, reescritos, com o auxílio de uma tabela de correção, e, na terceira versão, devem ser digitados para publicação. O professor não pode corrigir os textos infinitamente. E os leitores dos blogs seguramente saberão que os textos devem estar adequados aos diferentes níveis de proficiência dos alunos. Além disso, ao publicar o textos, o(a) estudante está se permitindo que outros sujeitos possam colaborar com a revisão de seu texto, com sugestões e com comentários para que estimule seu caminho de aprendizagem do português. Textos escritos em português que não são de atividades da Casa do Brasil também são bem vindos, mas não serão revisados pelo professor. isso demandaria uma carga extra de trabalho impossível de se dar conta. Além disso, serão publicados links para os blogs dos alunos, neste caso, os blogs podem ser em espanhol ou em outras línguas. Aqui também deve ser feita a divulgação de atividades diversas destes alunos, não necesariamente em língua portuguesa, em especial, as atividades artísticas.
A participação no blog não é obrigatória: é por adesão. No entanto, aqueles que aderirem estão automaticamente me autorizando a analisar seus textos e sua participação nas aulas e nas redes sociais (orkut, facebook, twitter, blogs) em minha pesquisa. Tudo isso é feito com ética, muito respeito aos indivíduos que participam desse processo e sempre estarei comunicando se e quando usar alguns dos textos, ou trechos dos textos dos alunos.
Os participantes que aderirem devem, em princípio, se manifestar por e-mail, para a lista de seu grupo, concordando com os termos explicitados neste texto. Terão prioridade os que se tornarem assinantes e que poderão, desta forma, publicar seus textos e colaborar com publicações (de jornais, videos do youtube, links para outros blogs, sites, etc.), fazendo deste ambiente virtual a sua verdadeira vocação: um estímulo para a autonomia do aprendiz, para compartilhar de forma desierarquizada para aulas mais ricas, mais significativas, mais colaborativas, tendo sempre como objetivo a comunicação para uma cultura de paz. Os estudantes que não se tornarem assinantes poderão ter seus textos publicados pelo professor, mas terão que esperar um pouco mais.
Este espaço é uma extensão da sala de aula, mas não pode se confundir com a sala de aula. Aqui não faz sentido escrevermos sobre assuntos que vão cair na prova, ou o que foi dado na aula que um(a) estudante perdeu. Para isso, existem as listas de e-mail.
Espero que vocês gostem da ideia e conto com a colaboração de todos vocês. O projeto está só começando e as sugestões e adesões são fundamentais para que ele dê certo.
Sejam bem vindos a este blog, ao nosso blog!
Festa da casa do Brasil, sábado, 28/08
Há 14 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário